Pedro Miguel Lopes da Silva
foi eleito, neste sábado dia 28 de junho de 2025, como presidente da Assembleia-Geral do Comitê Nacional de Arte Brasileira (CNAB) para o mandato de 2025 a 2027. A eleição ocorreu após a renúncia de Ana Beatriz Gomes, que deixou o cargo por decisão não divulgada. Pedro foi eleito com 21 dos 27 votos dos representantes estaduais que compõem a Assembleia.

Ele representa o estado de Pernambuco na Assembleia-Geral, ocupando a vaga deixada por Letícia Barbosa, que se licenciou para assumir a função de delegada no Conselho de Delegados Eleitorais do CNAB. Antes da eleição, Pedro exercia o cargo de Secretário de Tecnologia e Pesquisa de Estudos da Arte Brasileira no próprio comitê, função que deixa para assumir a nova responsabilidade legislativa.

Natural do Recife, Pedro atua nas áreas de tecnologia e audiovisual desde 2020. Participou de projetos relacionados a cultura digital e integrou produções audiovisuais vinculadas ao CNAB. Em 2024, publicou um livro abordando temas como política, cultura e tecnologia.

A nova Mesa Diretora da Assembleia-Geral do CNAB ficou composta da seguinte forma:

• Presidente: Pedro Miguel Lopes da Silva (Pernambuco)

• Vice-Presidente: João Pedro Almeida (Minas Gerais)

• Secretária: Ana Carolina Silva (São Paulo)

A atual composição da Assembleia-Geral inclui 27 representantes estaduais, dos quais 21 são filiados à coligação AvanteCNAB e 6 à coligação RenovaCNAB.